Todos nós sabemos que a língua inglesa sempre foi importante, mas a cada dia que passa, isso torna-se mais claro, principalmente para o profissional de TI.

Hoje, saber ler e escrever bem em inglês, não é um diferencial e sim um pré-requisito, isto torna-se evidente ao vivenciar a quantidade de vagas em aberto no mercado, simplesmente por exigir um profissional que saiba se comunicar bem nesta língua.

Por que eu devo estudar inglês?

O Inglês hoje, é fundamental pelos seguintes motivos:

  • Existe muito material bom em inglês na internet (blogs, vídeos, livros, podcasts, etc.)
  • Inglês é um idioma universal, você pode utilizar para o entretenimento, tradução de jogos, viajar para o exterior…
  • Saber uma língua estrangeira é um diferencial, frente a tantos candidatos no mercado de trabalho
  • Além de outros motivos que só você saberá o porquê…

Abaixo listei 12 sites que de alguma forma ajudam você a aprender inglês de forma gratuita, seja com curso, podcast ou vídeos.

Livemocha: É um site sensacional! Tem curso de vários idiomas. O diferencial dele é que é uma espécie de Rede Social, onde você pode contribuir com conteúdos, conversar com pessoas, etc. Quem se cadastar pode me adicionar.

BBC Brasil: Site muito interessante, tem várias maneiras de aprender inglês. Quiz, Vídeos, Podcasts, notícias e muito mais!

ESL Podcast: Inglês é o segundo idioma – É o nome do podcast, muito bom para se familiarizar com as palavras em inglês, pois ele é totalmente nesta língua.

English Experts: É um dos melhores blogs que eu já vi. Tem muitas dicas, exercícios, chat,  fórum e um Podcast. Favorite-o!

Mango Languages: É um dos melhores que vi, o site apresenta cursos para vários idiomas. Os cursos são formados inteiramente por diálogos e inclusive em português.

Language Guide: É um site interessantíssimo, apesar de ser bem simples. Ele possui vários idiomas, você escolhe qual quer aprender e verá um ‘Guia de Vocabulário’. Você escolhe uma categoria, por exemplo “números”, então a próxima tela mostrará vários destes e, ao passar o cursor do mouse em cima do número, ele é pronunciado no idioma escolhido.

Inglês Verde Amarelo: É uma rede social para pessoas que estão interessadas em aprender inglês, muito legal. Melhor do que passar o tempo no Orkut. Acesse aqui meu perfil na rede social.

Inglês Online: É um blog com várias dicas, truques, imagens. O mais legal desse site é que eles indicam muitos outros sites que tem um ótimo conteúdo em inglês.

Curso do Mr. Kind: Na verdade é um blog onde tem várias dicas e manhas de inglês. Inclusive tem um post que fala sobre o termos de informática em inglês.

Arthur’s Dicas de Inglês: É um canal do Youtube, onde um professor ensina várias dicas para aprender inglês e melhorar a pronúncia, vale a pena se inscrever.

Curso Básico de Inglês: É um curso que está no site WeBBusca, realmente é bem básico, mas é bom para quem não lembra muito daquelas aulas de inglês do Ensino Médio.

Bab.la: O portal contém diversas ferramentas e recursos úteis para pessoas que aprendem e se interessam por outras línguas e entre eles, 15 dicionários bilíngües em inglês, incluindo o português-inglês . Além disso, há centenas de lições de vocabulário, fóruns, testes e outros recursos úteis para o aprendizado de idiomas.

Tem muitos outros sites que ensinam inglês, mas não adianta ficar “estudando” vários lugares diferentes. Uma dica que eu dou é, Faça o curso do Livemocha ou do Mango languages e acompanhe os blogs e podcasts.

Me siga no twitter(@dropexinfo) para trocarmos ideias e experiências. E siga @algoritmizando para saber de tudo que rola aqui no blog

Conhece outros sites que possuem cursos online gratuitos de Inglês? compartilhe! Deixe um comentário e assine nosso Feed.