Como prometido no primeiro post da série “Otimize seu site”, neste vou falar sobre o Google Analytics.

Banner Google Analytics

Google Analytics: O Canivete Suíço das buscas

Antes de Aumentar as visitas do seu site é necessário saber quantas visitas, de onde e como ele está tendo, para isso podemos usar diversas ferramentas, mas um bem completa é o Google Analytics. Nela você tem acesso a:

  • Quantas pessoas acessaram o seu blog diariamente, semanalmente, mensalmente e até anualmente. E ainda pode fazer comparações, por exemplo entre a ultima semana com esta, para saber qual teve mais visitas e porquê.
  • Quais sites lhe mandou visitas e quantas de cada site, ainda te mostrando a percentagem para ter uma maior precisão.
  • As palavras-chaves que dão visitas ao seu site. No algoritmizando as palavras que são mais encontradas nos buscadores são:  “algoritmizando”, “o que são algoritmos ?”, “Aprender Linguagem alto nivel”, “Visualg Linux” entre outras. Além de te mostrar de qual buscador a visita veio.
  • O tempo médio que as pessoas ficam no site. Muito bom para saber se as pessoas estão realmente gostando do site e se interessando por outros artigos.
  • A taxa de Rejeição (bounce rate), que mostra se seu site tem relevância. Uma taxa de rejeição muito alta quer dizer que as que pessoas procuram por uma palavra-chave e ao acessar o seu blog e não achar o que queria elas saem, ou seja não é relevante.
  • Cidade e país que está acessando o seu site. Ótimo para saber se precisa criar conteúdo de outro idioma e muito bom para fazer um mídia kit, mostrando qual região de determinado país acessa o seu blog, podendo assim fazer posts ou páginas com um conteúdo direcionado a determinado lugar.

Como disse no início do post essa é uma ótima ferramenta para analisar o crescimento ou declínio do seu site e fazer possíveis mudanças de acordo com as estatísticas.

Para poder ver as estatísticas do seu site é necessário colocar um código de monitoramento do Google Analytics no código do seu site. Veja o tutorial que o Gustavo Leig fez e instale-o no seu site.

Depois que o Google analytics estiver instalado veja o vídeo “Iniciando com Google analytics”, abaixo para aprenda a entender e interpretar os dados que são mostrados no Analytics:

E se você já é “pro” (e tem paciência) veja aqui treinamente técnico de Google Analytics, para tirar mais proveito ainda das informações obtidas. A Sandra Baroni tem um ótimo blog onde ela fala sobre Como criar blogs e no post “Saiba tudo sobre os termos utilizados no Google Analytics”, ela explicou muito bem vários termos do Analytics, vale a pena a leitura.

Assine o Feed e siga o Algoritmizando no Twitter para não perder nenhum post da série “Otimize seu site”, semana que vem tem mais postagem sobre SEO.